Kinoforum Lab – Curta Projetos é um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais de curta-metragem de ficção de até 15 minutos, durante a realização do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. O laboratório conta com atividades em diferentes eixos de trabalho, nas áreas de roteiro/direção, produção e promoção/difusão. Cada área é coordenada por um especialista que trabalha junto com os participantes em seus projetos de forma coletiva, compartilhando sua experiência e apontando as características essenciais de cada projeto.

A primeira edição do Kinoforum Lab – Curta Projetos foi realizada no 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Os projetos participantes foram:

A Draga Circus Show, de Lívia Uchôa (RJ)

Eu não me lembro, de Ricky Mastro (SP)

Luna, de Brunna Laboissière (SP)

Mesquita, de Caíque Mello (RJ)

O sono de Julia, de Bruno Galindo (SP)

Power Ranger Vermelho, de Felipe Lovo (PR)

Uma festa para Renato, de Jandir Santin (PR)

Ao final do laboratório, os proponentes dos projetos apresentaram um pitching ao júri composto por Eduardo Raccah, Leticia Santinon e Luís Carlos Soares. O júri escolheu o projeto “Power Ranger Vermelho” para ser contemplado com o prêmio que consiste na exibição garantida do filme no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, caso o mesmo seja produzido dentro do prazo de três anos.